COVID-19: Dias de isolamento e o seu fim

31-01-2021

tempo de leitura: 3 min

Em caso de sintomas (febre, tosse, dificuldade respiratória, perda de olfacto e/ou paladar) ou se sabe que teve em contacto com um caso positivo, ligue para S24 - 808242424 - possivelmente vai demorar até ser atendido, mas não desista, haverá sempre resposta.

Se teve um teste positivo, vive ou esteve em contacto com alguém que teve teste positivo FIQUE EM CASA, siga as instruções dadas por parte da S24

Casos positivos: sempre que possível devem ficar isolados numa divisão da casa e seguir as indicações da Direcção Geral da Saúde (DGS). Informe a S24 se não mora sozinho e que cuidados devem ter.

Não deve sair de casa: não vá trabalhar, não mande as crianças para a escola, nem vá a locais públicos.

Se precisar de medicamentos veja aqui como fazer para não sair de casa. 

Peça ajuda, por telefone, a amigos ou vizinhos, no caso de precisar de alimentos, outros bens ou tem um cão para passear.

Se vive com alguém que está em isolamento profiláctico (não positivo e sem sintomas) poderá sair, mantendo todas as regras de segurança em vigor. Entenda que todos podemos ser transmissores do vírus.

Os dias de isolamento estão relacionados com a possibilidade de transmissão da doença a outras pessoas e isso implica o afastamento social, que tem de ser cumprido durante todo o período de tempo, definido pela Direcção Geral da Saúde (DGS).

O fim do isolamento não obriga a novo teste à covid-19 (pode haver excepções. Seguir as instruções dadas pela S24)

CASOS POSITIVOS SEM SINTOMAS OU SINTOMAS LIGEIROS a MODERADOS:

  • Segundo as indicações da Direcção Geral de Saúde, devem fazer um isolamento de 10 dias. Esse isolamento poderá terminar no fim desse período, desde que não esteja a tomar medicamentos para baixar a febre e apresentar uma melhoria significativa dos sintomas durante três dias consecutivos

CASOS POSITIVOS COM SINTOMAS MAIS GRAVES (EM CASA, não hospitalizados):

  • A transmissão poderá ocorrer durante mais tempo, então o isolamento poderá ir até aos 20 dias, até estar sem febre e observar uma melhoria dos sintomas por 3 dias consecutivos.

CONTACTO COM CASOS POSITIVOS:

  • Para pessoas que tiveram em contacto com um caso positivo, a indicação da Direcção Geral de Saúde é de que fiquem em isolamento profiláctico durante 14 dias a partir do dia do contacto.

                                                                                                                                                                                     Fonte: Direcção Geral da Saúde.        

    Não vamos sobrecarregar o SNS, vamos fazer a nossa parte.

    No estado de emergência em que nos encontramos a indicação é para não sair de casa. Excepção apenas em situações absolutamente necessárias, e nessas saídas usar máscara, respeitar a distância física e a etiqueta respiratória: tossir para o braço ou lenço, espirrar para braço ou lenço e não cuspir nem deitar a máscara e lenços para o chão, são alguns dos cuidados que deve ter.

    ATENÇÃO: Não acontece só aos mais velhos. Têm sido bastantes os casos graves em idades jovens.

    Se tem uma dúvida sobre a sua saúde.