Mais do que informação.   Ser fidedigna.

Quem é a Farmacêutica de Família?

Chamo-me Teresa Peixe e sou Licenciada em Ciências Farmacêuticas pelo Instituto Universitário Egas Moniz (Egas Moniz School of Health and Science).

No meu percurso profissional, um pouco incomum e multifacetado, comecei por enveredar pela industria farmacêutica e cheguei até a passar 3 anos na IKEA, mantendo sempre uma ligação à área da farmácia comunitária. Ao longo do tempo fui percebendo que era no contacto com a comunidade e na educação para a saúde que queria desempenhar o meu papel como Farmacêutica.

Há cerca de dois anos tomei a decisão de me tornar farmacêutica independente. A rotatividade inerente ao papel permite-me continuar ligada à farmácia comunitária, trabalhando em diferentes farmácias, contactando com diferentes comunidades, ao mesmo tempo que a flexibilidade de horário me dá disponibilidade para me dedicar a este projecto online e aos serviços nele prestados, utilizando o meu conhecimento cientifico na educação para a saúde.


Quando surgiu o projecto Farmacêutica de Família?

A ideia surgiu a meio da pandemia Covid-19, numa altura em que as farmácias estavam no limite das suas capacidades. Surgiu de forma a poder chegar a mais pessoas com tempo e atenção, permitindo acesso a um farmacêutico numa altura em que o acesso a profissionais de saúde tinha diversas limitações.

O projeto está em constante desenvolvimento e procurarei sempre melhorar os serviços para atender às necessidades dos usuários, com a premissa de que cada caso é único e não deve ser generalizado.


Para quê?

Aproveitar o alcance da internet e redes sociais para facilitar a colocação de inúmeras questões e acompanhamento de situações que estavam a deixar de ter resposta durante a pandemia.

Responder a questões que não são feitas aos balcões da farmácia por falta de privacidade ou inibição.

Confirmar o papel do farmacêutico como o profissional de saúde mais acessível à comunidade, com a formação adequada para melhorar o entendimento do medicamento e da sua utilização e na prestação de serviços para optimização da medicação.

Transmitir informação fidedigna e actualizada com orientações sobre saúde e medicamentos, com o rigor e o profissionalismo associados à Farmácia e à profissão farmacêutica. De uma forma mais geral, pela partilha nas diferentes redes sociais de publicações com informação resumida ou através do blog ou da base de dados sobre medicamentos. De forma mais particular, pessoal e personalizada, nos serviços disponibilizados nas diferentes consultas farmacêuticas onde se inclui a conciliação de medicação, verificação e gestão de prescrições, optimização da medicação, ensino de utilização de medicamento de venda livre e dispositivos médicos promovendo a educação para o autocuidado.

Aconselhar e acompanhar as situações de forma profissional, privada e humana e sem vendas, assim como o encaminhar para o médico ou para a farmácia sempre que se justifique.

Continuar a fazer o que mais gosto da minha profissão: cuidar e ajudar, transmitindo informação fidedigna, contribuindo para a literacia em saúde da população, mas também para troca de informação entre profissionais ou futuros profissionais de saúde. Porque uma área em constante evolução como a saúde tem de ser interpessoal e interdisciplinar o que exige dedicação e comprometimento dos profissionais e também dos doente e cuidadores.


Para quem?

Para todos os que queiram saber mais sobre saúde e medicamentos, sejam ou não profissionais de saúde.

Para todos os que tenham questões dentro do âmbito farmacêutico.

Para todos os doentes e cuidadores que necessitem de ajuda, em casos agudos e/ou crónicos, na gestão de prescrições e medicação, promovendo a literacia para o uso do medicamento.


Equipa consultiva

Sendo uma área tão vasta, senti que era, por vezes, necessário recorrer a outros profissionais de saúde, formando uma equipa consultiva composta por farmacêuticos e médicos, que me irá acompanhar no desenvolvimento deste projecto.


Como são prestados os serviços?

Os serviços são prestados por Videochamada, telefone, e-mail, e sempre que necessário será feito o contacto com o médico prescritor ou com a farmácia de preferência.




Nota:

Por fim quero acrescentar que o conteúdo apresentado neste site e nas redes sociais deste projecto tem como objetivo fornecer informações úteis e educacionais sobre saúde. No entanto, é importante lembrar que essas informações não devem ser consideradas como um substituto do conselho médico profissional. E ainda salientar a diferença dessa informação generalizada que é transmita, da informação facultada de forma particular nos relatórios resultantes dos serviços prestados.

Teresa Peixe - Carteira Profissional 15200


Tem uma dúvida?

ESTE SITE PRETENDE AJUDAR A ESCLARECER DÚVIDAS E NÃO SUBSTITUI UMA CONSULTA MÉDICA