Curtas e Úteis

Um medicamento genérico é um medicamento com a mesma substância activa, forma farmacêutica, dosagem e com a mesma indicação terapêutica que o medicamento original, de marca, que lhe serviu de referência.

Em qualquer sondagem, seja por que margem for, o "sim, automedico-me" ganha. A automedicação existe. Faz-se e vai continuar a ser feita. Então que seja, mas com mais segurança, com mais eficácia, com mais saber. Para isso temos de aumentar a literacia em saúde da população.

Muitas são as vezes em que os utentes se "zangam" ao balcão da farmácia quando lhes dizemos que a receita que trazem não nos permite fazer a comparticipação - desconto da parte do valor que não é paga pelo utente, mas sim pelo Estado e/ou outras entidades - e que vão ter de pagar a totalidade do valor dos medicamentos....

Recebo muitas perguntas sobre porquê e como começou este projecto, e agora finalmente tive a oportunidade de falar um pouco sobre isso (e sobre mais coisas!) numa entrevista para o Grupo Mais Farmácia.

O uso correcto de antibióticos é imprescindível para o controlo de infecções e da resistência aos antimicrobianos (sejam antibacterianos, antivirais ou antifúngicos), tanto agora como para as gerações futuras.

Precisa de ajuda?

ESTE SITE PRETENDE AJUDAR A ESCLARECER DÚVIDAS E NÃO SUBSTITUI UMA CONSULTA MÉDICA