Não à farmácia

21-01-2021

tempo de leitura: 2 min

Vamos todos por uns dias ficar em casa, tentar parar este contágio e tentar garantir que os hospitais vão, em breve, voltar a ter forma de nos receber nas condições desejadas.

Se precisar da ajuda de um farmacêutico acerca de algum sintoma menor que tenha surgido ou sobre alguma medicação, conte comigo e com este site, onde poderá colocar e esclarecer as suas dúvidas.

A melhor maneira de ajudar é utilizar o serviço de entregas ao domicílio das farmácias, geralmente, gratuito. Poderá fazê-lo directamente para a sua farmácia por email ou telefone ou através de um número geral, marcando o 1400. 

Seja qual for a forma de contacto, este deve ser feito já com toda a informação organizada, de forma a facilitar e tornar mais rápido todo processo. Geralmente, as farmácias conseguem dar resposta no próprio dia ou no dia seguinte.

Aqui encontra os contactos telefónicos das farmácias. Para saber endereços de email, será mais fácil pesquisar no Google ou no Facebook pelo nome da farmácia.

Informações a transmitir caso tenha receita:

  • Número da receita, código de acesso/dispensa, código de opção.
  • Nome do medicamento genérico ou marca que é habitual fazer (está escrito na caixa).
  • Quantas embalagens precisa (só devem ser dispensadas 2 embalagens de cada medicamento de 30 em 30 dias, mas existem excepções!).

Para medicamentos sujeitos a receita médica, para os quais não tem receita válida, ligue para a sua farmácia habitual onde tentarão resolver a questão. Perceba que há medicamentos em que é possível contornar a falta da receita, mas que noutros será a carteira profissional do farmacêutico que está em causa, tratando-se de procedimentos legais e não de má vontade. Perceba também que nem todos os medicamentos sujeitos a receita têm comparticipação. Ou seja, se um medicamento não tem comparticipação, isso não faz com que possa ser dispensado sem receita médica.

Para medicamentos que não são sujeitos a receita médica poderá ter preparada uma lista com o nome do que precisa, tamanho das caixas e quantidade de embalagens.

Dados que deve facultar:

  • Nome
  • Morada de entrega
  • Número de contacto telefónico
  • Número de contribuinte
  • Cartão da farmácia caso tenha (seja farmácias portuguesas ou cartão de uma farmácia particular, se estiver a contactá-la!)
  • Comparticipação adicional, se tiver - SAMS, SÃVIDA, etc...
  • Como será feito o pagamento 

Não se esqueça de colocar a máscara para receber as suas encomendas.  
Mantenha a sua segurança e a de quem corre riscos por si. 


Vamos todos ajudar?

Se quer saber mais sobre serviços disponíveis nas farmácias.