Receitas Electrónicas

10-04-2023

Tempo de Leitura: 2 minutos

As receitas electrónicas podem ser recebidas de duas formas: e-mail ou SMS.

As receitas recebidas por email vão num anexo que torna possível ver os medicamentos que foram prescritos, as quantidades e as validades. Não as apague! Podem, eventualmente, vir a servir como comprovativo de terapêutica, para que lhe dispensem a medicação (sem comparticipação), quando não tem receitas válidas.

Já nas que são recebidas por SMS, a única informação com que fica é o número da receita, código de dispensa/acesso e código de opção. O que, só por si, não permite saber o conteúdo da prescrição. 

No caso de ter recebido a receita por SMS, poderá pedir na farmácia a impressão de um documento que a substitui, onde poderá ver a validade de cada linha de medicação e o número de embalagens que ainda tem disponíveis. Neste caso, não se esqueça de ver se os códigos enviados na mensagem são colocados correctamente no documento. 

Sem os mesmos não é possível ter acesso à receita. Nenhuma farmácia tem acesso às receitas sem esses códigos.

Em seguida poderá apagar a mensagem do telefone e guardar o documento-receita que lhe foi dado e que deve apresentar na farmácia sempre que necessitar dessa medicação, durante a validade da prescrição. Esse documento pode ser apresentado em qualquer farmácia e não só naquela que o imprime.

Pode pedir a receita em papel no local da consulta ou na farmácia. Se tiver e-mail e telemóvel pode pedir o envio das duas formas.




O registo na área do cidadão do SNS, em https://servicos.min-saude.pt/utente/, e/ou utilização da aplicação SNS24, é cada vez mais fácil e mais importante, pois permite, entre outras coisas, marcar consultas, fazer a requisição de novas prescrições, ter acesso a guias de tratamento e a receitas antigas, que poderão servir como comprovativo de toma de uma medicação quando não tem receita válida. Neste momento, através desta aplicação poderá ter acesso a todas as prescrições e toda a informação relativa às mesmas. Consegue verificar a validade, embalagens já dispensadas e as que ainda tem disponíveis.

As receitas recebidas por SMS, depois de dispensadas na totalidade, só podem ser acedidas pelo utente nesta plataforma. Ainda que tenha os códigos, as farmácias não conseguem aceder às mesmas.

Para quem recebe, no mesmo telefone, receitas de vários elementos da família, o registo de cada cidadão, nesta área do utente, poderá facilitar muito a organização das prescrições.

Este tipo de acessos facilitados através da tecnologia e da internet serão, no futuro, uma enorme vantagem na saúde, porém, neste momento, podem complicar e desorganizar a vida e a medicação a doentes crónicos e a quem não tem acesso a estas ferramentas. 

Muitos utentes não têm email e muitos dos que têm telefone não sabem como chegar às receitas. A ajuda e a partilha de conhecimento pode tornar-se fundamental neste contexto.