Genérico ou Marca?

01-05-2023

Tempo de leitura: 2 minutos

Um medicamento genérico é um medicamento com a mesma substância activa, forma farmacêutica, dosagem e com a mesma indicação terapêutica que o medicamento original, de marca, que lhe serviu de referência.

Os medicamentos genéricos são sujeitos aos mesmos ensaios e controlos que os medicamentos de marca. São medicamentos seguros e eficazes.

Em Portugal, o INFARMED, através de várias análises, garante que o medicamento genérico é em tudo equivalente ao seu original.

Existem muitos medicamentos de marca e muitos medicamentos genéricos para o mesmo princípio activo. As diferenças prendem-se, por vezes, na origem das matérias primas e nos elementos que compõem o medicamento - não princípio activo - de laboratório para laboratório.

Podem existir diferenças significativas no preço e nas comparticipações e, neste caso, não podemos pensar que porque é barato é menos bom. E é importante saber que de 3 em 3 meses os preços dos medicamentos e as suas comparticipações são revistos e podem ser alterados. Por exemplo, pensionistas que adquirem medicamentos a custo zero, podem ter de mudar de laboratório para continuarem a ter esse benefício.

Tenho uma opinião geral acerca de tudo o que tomamos: o que a si faz maravilhas, a mim poderá fazer pouco ou até mal. 

Esta variabilidade tem a ver com cada um de nós, com cada organismo.

Com isto quero dizer que há estudos que comprovam a efectividade dos medicamentos e suplementos na grande maioria das pessoas, mas que também existe uma percentagem, pequena, que poderá não obter o efeito benéfico que se espera, seja porque esse efeito varia consoante a composição (não princípio activo) do medicamento/suplemento, seja por até, em alguns casos, surgirem outro tipo de reacções. 

Assim, aproveito para sugerir que não "empreste" o medicamento ao vizinho, amigo, familiar, ainda que pareça que está a sofrer do mesmo mal. Em vez de estar a ajudar, poderá estar a pôr essa pessoa em risco. 

Deixe essa responsabilidade para o médico ou para o farmacêutico.

Existem doenças em que diferenças mínimas no doseamento da substância activa podem ter impacto no resultado obtido e tendo isso por base, e o que disse acima, costumo sugerir que quem já toma um medicamento de determinado laboratório o deve manter, a menos que, por qualquer motivo, esteja esgotado, o que por vezes acontece.

A decisão de optar por medicamento genérico ou de marca deve ser feita, acima de tudo, tendo por base tranquilidade e confiança e que o importante é fazer a medicação e sentir o seu efeito benéfico.