Confinamento: olhos secos de tanto ecrã
Tempo de leitura: 2 minutos
A lubrificação dos olhos é fundamental para o seu bom funcionamento. A exposição cada vez mais frequente a ecrãs por longos períodos de tempo tem aumentado as queixas de "olhos cansados", já que ao fixarmos o olhar diminuímos muito a frequência do pestanejar, essencial não só para espalhar as lágrimas produzidas pela superfície do olho, como para diminuir a sua evaporação.
Prevenir e evitar a evolução desta situação é fundamental.
Se tem sintomas como vermelhidão, comichão, ardor ou a sensação de peso nos olhos, o uso de lágrimas artificiais pode ajudar.
As lágrimas artificiais são colírios lubrificantes que apresentam características parecidas com as lágrimas e podem ser compradas, na sua maioria, sem prescrição.
A sua composição é variável, com compostos hidratantes que tentam simular o filme lacrimal, substâncias que ajudam a reter a humidade e que ajudam a completar a camada lipídica do olho.
Deve optar por produtos sem conservantes, geralmente em frascos com filtros especiais ou em monodoses. Estes podem ser usados mais vezes por dia sem risco de toxicidade, ao contrário dos colírios com conservantes. As monodoses, assim que sejam abertas, devem ser utilizadas e a restante solução deve ser deitada fora. Muitos destes colírios podem ser utilizados em crianças, se tiverem queixas, especialmente nesta fase de aulas online. Deve informar-se com o pediatra no caso de crianças pequenas. Muitos são também seguros para grávidas e durante a amamentação.
Para casos mais severos ou para aumentar a hidratação podem ser usadas formulações em gel. Estas, depois de aplicadas, vão perturbar a visão durante uns minutos, pelo que devem sem colocadas ao deitar.
Não há uma marca que funcione melhor do que outra nas várias formas de olho seco. É preciso por vezes experimentar várias composições para perceber com qual sente maior alívio.
O soro fisiológico deve ser utilizado para limpeza exterior já que, como hidratante, tem pouco efeito por ter um tempo de retenção baixo. Pode, caso não queira utilizar lágrimas artificiais, colocar uma compressa morna sobre os olhos. Também ajudará no alívio dos sintomas.
Cuidados especiais:
Atenção às diferentes validades;
Se utilizar outras gotas para os olhos espere 10 a 15 minutos entre os diferentes medicamentos;
Se utiliza lentes de contacto opte por lágrimas artificiais sem conservantes.
Faça pausas e olhe para um objecto distante (5-6 metros) cerca de 20 segundos.
Lembre-se de pestanejar.
Como colocar gotas/gel oftálmico:
Ter sempre as mãos lavadas e não tocar com a ponta do frasco/bisnaga no olho;
- Inclinar a cabeça para trás;
- Puxar a pálpebra debaixo com um dedo;
- Colocar o medicamento dentro da pálpebra;
- Fechar o olho 30 a 60 segundos.
